Parcerias permitirão navegabilidade de mais um trecho do Rio São Francisco
2006-10-05
Parcerias já firmadas com a Fundação de Pesquisas Aquáticas, ligada à Universidade de São Paulo, e com o exército norte-americano, permitirão a realização de projetos de recuperação da navegabilidade do Rio São Francisco.
As ações foram destacadas ontem (4/10) pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Luiz Carlos Everton de Farias, no dia da comemoração dos 505 anos de descobrimento do rio.
Em entrevista à Rádio Nacional AM, Farias informou que o objetivo é revitalizar o percurso de 12 quilômetros entre as cidades baianas de Ibotirama e Juazeiro, na primeira etapa do projeto que pretende se estender a outros trechos dos 320 quilômetros de extensão do São Francisco.
A navegabilidade do rio, acrescentou, será possível apenas após a revitalização e possibilitará a integração das pequenas cidades, além de estimular o comércio.
Como exemplo, Farias citou as ações de revitalização nas cidades de Petrolina e Juazeiro, onde os projetos de irrigação impulsionaram a economia: “Essa região [na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco] é um dos maiores pólos de fruticultura da América Latina e a produção é exportada até para o Japão”.
Ele informou ainda que o exército norte-americano atuou na recuperação de rios como o Mississipi (EUA) e o Danúbio (Áustria).
(Por Isabela Vieira, Agência Brasil, 04/10/2006)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/10/04/materia.2006-10-04.2610892880