AmBev participa do Fórum Brasileiro da Água e apresenta resultados da gestão de recursos hídricos
2006-10-05
Ao adotar práticas de uso eficiente de água em suas unidades, a AmBev – Companhia de Bebidas das Américas conseguiu reduzir o consumo de recursos hídricos em 25% nos últimos anos. Só em 2005, as fábricas deixaram de captar 1,3 bilhão de m3 de água, volume suficiente para abastecer ao longo de um mês uma cidade de 250 mil habitantes, como Ilhéus (BA), Barueri (SP), Uberlândia (MG) ou Boa Vista (RR), por exemplo.
Para atingir estes resultados, a AmBev adotou uma série de procedimentos que serão apresentados hoje (5/10), durante o “Fórum Brasileiro da Água 2006”, que acontece em São Paulo (rua Castro Verde, 266 – Chácara Sto. Antonio). Coordenado pelo Centro Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) com apoio da Agência Nacional da Água (ANA) e WWF Brasil, o evento discutirá a utilização dos recursos hídricos no Brasil com representantes de governo, universidades, empresas privadas e outras instituições.
Sob o tema "Boas Práticas na Gestão de Recursos Hídricos", a gerente de meio ambiente da AmBev, Beatriz Botelho de Oliveira, fará uma apresentação sobre as estratégias adotadas pela companhia para diminuir a necessidade de captação de água. Um dos meios, por exemplo, é estabelecer metas de consumo de recursos hídricos para cada área de trabalho com o objetivo de diminuir a quantidade de água utilizada para produzir cada litro de bebida.
Além de economizar água no processo de fabricação, as filiais da AmBev também procuram evitar o desperdício. Todas as unidades seguem uma cartilha, conhecida internamente como Mandamentos da Água, onde são destacadas práticas como a manutenção de equipamentos para impedir vazamentos.
A AmBev reaproveita ainda toda água proveniente da produção em atividades como lavagem de tanques, garrafas e limpeza em geral. A água que enxágua as garrafas é aproveitada, por exemplo, para lavar os engradados. Na pasteurização, a mesma água usada para elevar a temperatura da cerveja é usada para resfriá-la. Esse circuito fechado reduz a necessidade de captação.
Sobre a AmBev
Detentora das marcas Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Guaraná Antarctica, a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas é a maior indústria privada de bens de consumo da América Latina, onde emprega 23 mil funcionários. A Companhia está presente em 14 países das Américas e integra a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo desde a aliança global firmada com a Interbrew, atual InBev, em 2004.
A AmBev trabalha no presente, de olho no futuro. Como uma das dez maiores pagadoras de impostos do Brasil, a Companhia entende que sua atuação deve ir além das obrigações legais e do compromisso com a qualidade. Desde sua criação, a AmBev desenvolve um Sistema de Gestão Ambiental que é referência no uso racional de água, no consumo de energias limpas e no reaproveitamento de resíduos industriais. Também patrocina a Recicloteca, maior centro de informação sobre reciclagem da América Latina. Ainda no campo da Responsabilidade Corporativa, a empresa foi pioneira no lançamento, em 2001, do Programa AmBev de Consumo Responsável, conjunto de iniciativas para conscientizar a população sobre os riscos do uso indevido de bebida alcoólica.
(Envolverde, 04/10/2006)
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=23171