Ministro inglês nega proposta de privatização da Amazônia
2006-10-04
O jornal britânico Daily Telegraph publicou matéria neste domingo dizendo que o ministro de meio ambiente do Reino Unido iria apresentar durante encontro em Monterrey, no México, um projeto para transforma a Amazônia em área privada. O ministro em questão, David Miliband, se encontrou informalmente com a delegação brasileira no México e garantiu que nunca falou em privatização e que a imprensa teria interpretado mal suas idéias.
Ao contrário do que publicou também o jornal Folha de São Paulo, o evento “Gleaneagles Dialogue Meeting”, em que 20 países e instituições internacionais discutem desafios a serem enfrentados frente às mudanças climáticas, começou nesta terça-feira (03/10) e até o momento nenhum proposta nesse sentido foi apresentada.
Segundo o jornal inglês, "o plano prevê que uma grande área da Amazônia passaria a ser administrada por um consórcio internacional. Grupos ou mesmo pessoas físicas poderiam então comprar árvores da floresta". A Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA informou que Ministério tomou conhecimento desse plano por meio da imprensa e que algo assim não seria sequer estudado pelo governo brasileiro. A Secretaria ressalta ainda que é comum surgirem notícias sobre projetos desse tipo, mas nunca nenhuma nação formalizou intenção ou proposta que interviesse na soberania do Brasil na Amazônia.
Ainda hoje, brasileiros e ingleses discutem uma proposta defendida pelo Brasil para a formação de um fundo internacional dentro da Convenção de Mudanças Climáticas que financie iniciativas de combate ao desmatamento.
(Amazonia.org.br, 03/10/2006)
http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=222717