Um grupo de certificadores apícolas vai realizar, no dia 7 de outubro, uma visita técnica à comunidade Saco dos Polidórios, na zona rural de Brasileira, cidade localizada na região Norte do Piauí, a 172 quilômetros de Teresina. Eles vão verificar se o mel produzido na localidade pode ser certificado como produto orgânico.
Para isso, além das condições de vegetação e florada, também serão avaliados outros itens como a localização dos apiários, higiene do local de colheita e as embalagens utilizadas para o transporte do mel para a agroindústria.
A equipe da visita será formada por técnicos do Instituto Biodinâmico, IBD; do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, IPT; além do gestor do Projeto de Apicultura do Litoral Piauiense, Paulo Alexandre Cruz Carvalho.
O técnico do Sebrae informa que a visita aos apicultores da comunidade Saco dos Polidórios é uma ação que estava prevista dentro da programação do projeto de apicultura desenvolvido pela entidade no Piauí. Outro participante será o técnico da Embrapa Meio Norte Ricardo Camargo.
O produto certificado como orgânico tem um preço diferenciado em até 20% a mais do que qualquer outro que não tenha recebido a chancela. O objetivo da certificação é melhorar o padrão de qualidade e agregar valor econômico às atividades desenvolvidas
A comunidade Saco do Polidórios é um pólo de produção apícola. Durante a décima quarta edição da Fepeme de Piripiri, realizada entre os dias 7 e 10 de setembro, os apicultores da comunidade ministraram uma oficina sobre a Produção de Cera Alveolada que serve de material secundário para a produção de mel.
(Por Francisco Magalhães, da Agência Sebrae, disponível em
Envolverde, 03/10/2006)