A Wells Fargo & Company é uma das empresas escolhidas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) entre as 25 maiores compradoras de energia limpa do país. A primeira organização da lista são as Forças Armadas do país. A relação foi divulgada ontem (03/10) e traz nomes como Whole Foods, Johnson & Johnson e Starbucks, entre outros. Nela estão incluídas empresas que compram energia gerada por recursos renováveis como solar, vento, energia geotérmica, biogás, biomassa e hidrelétrica de baixo impacto.
"Ao trocar para as energias alternativas, a Wells Fargo está mostrando que seu interesse no verde não pára no dinheiro apenas", disse o administrador da agência, Stephen L. Johnson. "A EPA e seus parceiros ambientais estão atendendo os apelos do presidente Bush para tornar verde a energia de nosso país", complementou.
A Parceria Energia Verde da EPA é um programa do qual fazem parte várias organizações que voluntariamente compram energias mais limpas como forma de reduzir seus impactos ambientais associados ao uso convencional da eletricidade. Atualmente, o consórcio está comprando mais de 7 bilhões de quilovatts hora (KWh) de energia renovável, uma alta de aproximadamente 240% com relação ao que adquiria no final de 2004. Esta quantia é o equivalente à energia necessária para abastecer meio milhão de lares americanos por ano.
A energia renovável hoje contribui para 2% do suprimento norte-americano desse insumo. As compras voluntárias desse tipo de energia têm importante papel para acelerar o desenvolvimento do setor. A
Somente as Forças Armadas compraram mais de 1 bilhão de KWh anualmente. A Wells Fargo & Company, segunda da lista, comprou 550 milhões de KWh, o que soma 40% do total da energia que utiliza. Somente essa compra poupa emissões de mais de 380 mil toneladas de dióxido de carbono por ano, o equivalente às emissões de mais de 75 mil automóveis.
Veja a lista das 25 empresas que mais compraram energias renováveis no consórcio:
1. Forças Armadas
2. Wells Fargo & Company
3. Whole Foods Market
4. U.S. Environmental Protection Agency (EPA)
5. Johnson & Johnson
6. Starbucks
7. DuPont Company
8. Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE)
9. Vail Resorts, Inc.
10. HSBC North America
11. Universidade da Pensilvânia
12. Banco Mundial
13. IBM
14. Sprint Nextel
15. Safeway Inc.
16. Commonwealth of Pennsylvania
17. The Tower Companies
18. Serviços Gerais da Administração do Governo Norte-americano/Região 2
19. Universidade do Estado da Califórnia
20. Staples
21. Cidade de Austin, Texas
22. Cidade de San Diego, Califórnia
23. Natureworks LLC
24. FedEx Kinko s
25. Universidade de Duke
(Por John Millett ,
EPA, 03/10/2006)