Malásia tentará criar chuva artificial para limpar o ar
2006-10-04
Autoridades malaias realizarão uma semeadura das nuvens para tentar provocar chuva sobre diversas cidades do estado de Sarawak, na ilha de Bornéu, envolto em poluição vinda da Indonésia, disse uma autoridade. O Departamento de Serviços Meteorológicos do Estado foi instruído a iniciar operações para induzir chuva sobre a capital estadual, Kuching, de acordo com uma meteorologista que pediu para não ter o nome divulgado.
A semeadura será realizada sobre outras cidades que registram qualidade do ar "nociva", disse ela, sem dar mais detalhes. De acordo com o website do Departamento de Meio Ambiente da Malásia, sete das 51 estações de monitoramento registraram níveis de poluição "nocivos", causados por partículas finas de poeira, na tarde de segunda-feira (02/10). Todas as sete áreas ficam em Sarawak, em Bornéu. A ilha é dividida entre os Estados malaios de Sarawak e Sabah, a província indonésia de Kalimantan e o sultanato de Brunei.
O vice-ministro-chefe de Sarawak, George Chan, foi citado pela imprensa local dizendo que a poluição foi causada pelas queimadas em Kalimantan. Ele espera que a situação se agrave por conta da seca, que deve durar mais 10 dias. O Estado já registra um número crescente de vítimas de doenças respiratórias, como asma, e a redução das atividades escolares.
(AP, 03/10/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/out/03/66.htm?RSS