O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Minas Gerais realiza, nesta terça-feira (03/10), das 14h às 18h, em Belo Horizonte, o I Encontro da Juventude e Agenda 21. O objetivo do evento, que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente – MMA e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) de Minas Gerais, é fortalecer a participação da juventude na produção das Agendas 21 locais. Irão participar representantes jovens de todos estados do sudeste brasileiro.
O evento é uma parceria dos Coletivos com a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, criada em agosto deste ano, em Brasília, pelo Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para Meio Ambiente (FBOMS e MMA). A reunião que culminou na criação dessa rede contou com a participação de representantes dos coletivos dos estados brasileiros.
O Coletivo Jovem de Minas Gerais é um informal e autônomo, criado em 2003 e formado por jovens de diversas regiões do estado, atuantes em ONGs, governos locais e movimento sociais. Sua articulação tem o objetivo de mobilizar e despertar os jovens para a importância do cuidado e preservação da vida e do meio ambiente, por meio de ações e projetos de educação ambiental.
Assim como os demais coletivos, presentes em todas as unidades da federação, participa do Programa Juventude e Meio Ambiente, desenvolvido pelo Órgão Gestor da Política Nacional da Juventude pelo Meio Ambiente, que objetiva incentivar o debate sobre juventude e meio ambiente no contexto nacional, com foco em políticas públicas para área da juventude e Educação Ambiental.
(
Assessoria de Imprensa da Associação Mineira de Defesa do Meio Amiente (Amda), 02/10/2006)