No mês da criança, comemorado em outubro também nos Estados Unidos, a Agência de Proteção Amiental (EPA) está realizando a campanha "Promovendo a Saúde Ambiental na Escola". O objetivo é atingir 53 milhões de crianças de 120 mil escolas públicas e privadas de todo o país. As atividades são direcionadas a temas como economia de energia, por exemplo.
Entre as atividades previstas estão jogos via Internet para despertar a consciência das crianças sobre como protegerem-se de riscos ambientais, como poluição do ar de ambientes internos, quando estiverem na escola.
As atividades devem ter início em 5 de outubro, estando disponppiveis para parentes, educadores, gerentes, administradores de escolas, enfermeiras escolares e professores.
"O melhor a colocar para as crianças é a importância da saúde ambiental, o que elas devem aprender já na escola", afirma o administrador da EPA Stephen L. Johnson.
A também está liberando o seu Relatório Anual de Saúde Ambiental para a Criança, que mostra os esforços recentes da agência para a proteção das crianças em relação aos perigos ambientais. O documento inclui, além de noções sobre qualidade do ar de ambientes internos, aspectos de prevenção contra pesticidas e substâncias químicas. O relatório destaca ainda a Healthy School Environments Assessment Tool (HealthySEAT), uma ferramenta de software desenvolvida pela EPA para assegurar o cumprimento de padrões de qualidade ambiental nas escolas. O relatório pode ser visto no site http://yosemite.epa.gov/ochp/ochpweb.nsf/content/chm.htm.
(Por Suzanne Ackerman,
EPA, 28/09/2006)