A Coolméia lança amanhã, 31 de setembro, às 9h, na Secretaria Estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul, uma campanha para que a sociedade ajude na recuperação financeira da cooperativa ecológica. O SOS Colméia visa a adesão de voluntários e parceiros para reestruturação administrativa da cooperativa e reabertura do restaurante e da loja.
Considerada referência mundial em produção e distribuição de alimentos orgânicos, a Coolméia, tenta se reerguer de uma longa crise econômica, quando, no final de maio deste ano, sofreu dois assaltos consecutivos. O episódio foi o estopim para o fechamento do restaurante e da loja.
Em assembléia, com mais de 500 associados presentes (a Coolméia tem mais de 2 mil associados), decidiu-se pela formação de uma comissão para analisar a situação financeira. Na época, o grupo anunciou o prazo de seis meses para reabrir o estabelecimento.
Mas após quatro meses de levantamento de dados, falta o auxílio de técnicos para apontar saídas para a Cooperativa, que congrega mais de 500 produtores agrícolas, responsáveis pelas feiras ecológicas do Bom Fim e do Menino Deus, em Porto Alegre.
De acordo com Danilo Paiva, integrante da comissão, a campanha pretende aproximar os simpatizantes da causa ecológica e os consumidores dos produtos orgânicos. “A Coolméia pertence à comunidade, foi idealizada para oferecer alimentos livres de agrotóxicos e, agora, está necessitando da ajuda da sociedade”, ressalta Paiva.
A Cooperativa precisa de contadores, administradores e advogados para orientar na análise do material recolhido. Também podem se agregar quaisquer voluntários interessados em ajudar a Coolméia.
Como a Cooperativa está temporariamente sem sede, os interessados podem entrar em contato através do Jornal JÁ (r. Augusto Pestana, 133), que se associa a esta campanha. Informações pelo fone: 3330.7272 ou pelo e-mail: helen@jornalja.com.br.
(Helen Lopes,
Jornal JÁ, 29/09/2006)