Vazamento de produto tóxico expulsa 40 famílias no Piauí
2006-09-29
Equipes do governo do Estado do Piauí monitoram uma faixa de 500 metros na região de Dom Expedito Lopes (305 km de Teresina) que pode ter sido contaminada após um acidente entre quatro caminhões na noite de sábado. Dois veículos levavam diisocianato de tolueno, produto altamente tóxico, e houve derramamento de parte do líquido.
Três pessoas morreram na colisão. Quarenta famílias da zona rural do município tiveram de deixar suas casas e estão impedidas de retornar à região como medida preventiva.
João Fragoso Neto, 47, funcionário de um posto de gasolina que fica perto do local do acidente, contou que 30 pessoas tiveram sintomas de intoxicação e não foram examinadas. O secretário do Meio Ambiente do Piauí, Dalton Macambira, negou, porém, que haja informações sobre a contaminação de moradores. A secretária da Saúde, Tatiana Chaves, afirmou ainda que a população tem tido acompanhamento.
A transportadora foi multada em cerca de R$ 8.500 por não ter licença ambiental para transportar o produto no Estado. O diretor da empresa, Luiz Roberto Silva Pinto, disse que desconhecia a necessidade dessa autorização.
(Agência Folha, 28/09/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u126390.shtml