As propriedades rurais e as áreas florestais da América têm um papel fundamental na redução das ameaças da mudança climática, atestam dois relatórios da instituição norte-americana Pew Center, lançados no último dia 21.
As mudanças nas práticas agrícolas, associadas ao forestamento de áreas agrícolas marginais poderiam contribuir para a redução de 20% das atuais emissões de gases de efeito estufa e, oa mesmo tempo, para a criação de potenciais fontes de renda para os produtores rurais. Além disto, os Estados Unidos poderiam diminuir as emissões desses gases em 10% a 25% pela substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis gerados na agricultura.
Os dois relatórios –
Agricultura e Áreas Florestais: Estratégias da Política de Carbono dos Estados Unidos, por Kenneth R. Richards, R. Neil Sampson e Sandra Brown, e
O Papel da Agricultura na Mitigação de Gases de Efeito Estufa, por Keith Paustian, John M. Antle, John Sheehan e Eldor A. Paul, já estão disponíveis para consulta no site do Pew Center.
Enquanto o primeiro documento foca-se em opções políticas, o segundo revisa as oportunidades econômicas e tecnológicas disponíveis aos produtores rurais. Juntos, eles fornecem uma ampla revisão dos papéis das florestas e das terras agrícolas para um programa doméstico sobre mudança climática.
(Pew Center, 28/09/2006)