A Agência Norte-americana de Proteção Ambiental (EPA) está adicionando cinco novos sítios de resíduos perigosos que colocam em risco a saúde humana e o meio ambiente à lista de proridades do Superfund, um fundo público criado nos anos 70/80 para remediação de áreas contaminadas. Com isto, o total de áreas já incluídas no Superfund chega a 1.246. A EPA está também proposto a adição de outros seis sítios a essa lista.
Os contaminantes dos recentes sítios incluídos na lista são arsênico, cromo, benzeno, dicloroetano, dieldrin, dioxin, chumbo, pentaclorofenol (PCP), policloretos de bifenila (PCBs), tolueno, toxafeno, tricloroetano (TCE), tetracloroethano (PCE), xileno, zinco e outros metais pesados.
Existem, no momento, 61 sítios esperando pela ação final da EPA. Entre os novos adicionados, a agência está restaurando o Ringwood Mines/Landfill, que entrou para a lista de prioridades em 1º de setembro de 1983 e foi retirado da mesma em 2 de novembro de 1994.
Como em todos os sítios elencados para o Superfund, a EPA tenta identificar e localizar as partes potencialmente responsáveis pela contaminação. Historicamente, por meio de programas da agência, cerca de 70% das limpezas promovidas pelo Superfund foram feitas por partes responsáveis pela contaminação. Para os novos sítios listados sem partes potencialmente responsáveis, a EPA vai investigar a extensão da contaminação antes de começar a limpeza. Portanto, poderá levar vários anos até que as medidas de remediação sejam efetivamente adotadas.
(Por Roxanne Smith ,
EPA, 26/09/2006)