EurepGap tem regras sobre manejo de resíduos
2006-09-28
As regras para a produção de bovinos do protocolo europeu EurepGap têm uma série de exigências sobre o manejo de resíduos dentro da propriedade, o que inclui o armazenamento correto de produtos químicos, fertilizantes e adubos orgânicos, para evitar a contaminação do solo e da água.
Segundo o diretor da OIA Brasil (Organização Internacional Agropecuária), José Amaral Wagner Neto, o armazém de agrotóxicos tem de ser mantido trancado, ter construção sólida, ser resistente a fogo e a intempéries e possuir contenção para derrame de produtos, inclusive combustíveis.
Também há requisitos sobre o uso da águas. Conforme explica, se a propriedade utilizar irrigação, é necessário ter a outorga do uso da água.
“Primeiro de tudo, o produtor deve cumprir a legislação ambiental do País, principalmente com relação às áreas de preservação permanente”, diz Wagner Neto. Ele acrescenta que, além das regras específicas, o programa recomenda que o pecuarista participe de programas de preservação ambiental regional e tenha alguma ação desenvolvida para a preservação da flora e da fauna silvestres na propriedade.
(O Estado de S. Paulo, 27/09/2006)
http://www.estado.com.br/suplementos/agri/2006/09/27/agri-1.93.1.20060927.37.1.xml