O Instituto Rã-Bugio para Conservação da Biodiversidade, com sede em Jaraguá do Sul, irá receber, este ano, apoio do Programa Petrobras Ambiental.
O projeto da ONG, intitulado Serra do Mar: Água e Vida, foi aprovado entre 900 de todo o país encaminhados à Petrobras. Desses, 136 foram selecionados e 36 aprovados para receber patrocínio.
Em Santa Catarina, além do Rã-Bugio, foi escolhido o projeto Tecnologia Sociais para a Gestão da Água, da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Extensão Universitária.
O projeto do Rã-Bugio visa a construção do Centro Interpretativo da Mata Atlântica (Cima), em uma área preservada de 40 hectares cedida pela prefeitura de Jaraguá do Sul.
O Cima, uma espécie de sala de aula ao ar livre, será utilizado para abrigar alunos de todo o Estado, que receberão informações sobre a Mata Atlântica e ecossistema. Ele terá um refeitório de 150 metros quadrados, alojamento e uma trilha de 500 metros.
O patrocínio da Petrobras será para colocar em prática o projeto de educação ambiental direcionado a 7 mil estudantes da rede pública das cidades do Vale do Itapocu (Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba).
O projeto prevê, também, aluguéis de ônibus e capacitação de 105 professores da região. Os educadores, segundo a diretora executiva do instituto, Elza Nishimura Woeehl, participarão de palestras sobre a Mata Atlântica e a bacia hidrográfica do Rio Itapocu.
O projeto inclui a contratação de funcionários e confecções de cartilhas educativas. O valor de patrocínio aprovado é de R$ 400 mil.
(Por Carolina Carradore,
Diário Catarinense, 28/09/2006)