Vazamento de lodo tóxico provoca desastre ambiental na Indonésia
2006-09-28
O presidente da Indonésia, Susilo Yudhoyono, declarou na noite de quarta-feira (27/09) zona de desastre a área de Java Oriental afetada pelo vazamento de 5 milhões de metros cúbicos de lodo tóxico da companhia local de gás Lapindo Brantas. O jornal "The Jakarta Post", informou que Yudhoyono anunciou que parte do vazamento será despejado no mar, apesar dos riscos ambientais. O vazamento começou dia 29 de maio, a um ritmo aproximado de 50 mil metros cúbicos por dia, e afeta mais de 400 hectares.
Cerca de 3 mil famílias serão removidas para outras áreas da província, disse o ministro de Obras Públicas, Djoko Kirmanto, após reunir-se com o presidente. Segundo Kirmanto, a decisão foi tomada porque a área "não está apta para ser habitada". Em alguns locais, o lodo supera os cinco metros de altura, soterrando casas e edifícios públicos, e destruíndo vários diques de contenção. O ministro explicou que parte do lodo será conduzida a um rio próximo e ao mar. O resto será utilizado na indústria da construção.
A população local teme grandes enchentes com a chegada da temporada de chuvas. Organizações ambientalistas, como a Walhi, alertam para os riscos ao meio ambiente e à saúde humana.
(EFE, 28/09/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/set/28/9.htm?RSS