Cientistas alertam sobre danos aos recifes de coral devido ao aumento da temperatura das águas
2006-09-28
Cientistas alertaram, como nunca tinham feito antes, sobre o aumento fora do comum da temperatura no Mar do Caribe, ameaçando os recifes de coral que já tinham sido prejudicados no ano passado devido ao calor recorde.
As águas alcançaram 85°F nas redondezas das Ilhas Virgin (EUA) e de Porto Rico (temperatura na qual os corais podem ser danificados se as águas não resfriarem após algumas semanas), disse o cientista do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), Al Strong, na segunda-feira.
O alerta expedido no sábado pelo NOAA pede que mergulhadores e pesquisadores subaquáticos da região Caribenha procurem por danos nos corais, e que tenham muito cuidado ao redor dos frágeis recifes, os quais são facilmente danificados pelo contato físico.
Os corais, abrigo para muitos peixes, lagostas e outras animais, morrem ao sofrer um branqueamento prolongado, quando a temperatura da água fica tão alta que mata as algas que povoam e constroem os recifes. O novo alerta é uma continuação de outros dois expedidos desde de julho.
Strong disse que a água não deve se tornar tão quente quanto no ano passado, quando a temperatura alcançou 86°F durante meses, e cerca de 40% dos corais morreram ao redor das Ilhas Virgin. Segundo ele, pesquisadores estão monitorando como o calor afeta a recuperação dos corais em relação ao ano passado.
“Ainda há muito a se aprender sobre a fisiologia dos corais” e quais as espécies que se recuperam mais rápido, disse Strong em uma entrevista telefônica. Os cientistas ainda não apontaram o que está por trás do aquecimento da temperatura do mar, mas alguns especulam que a causa seja o aquecimento global. Milhões de pessoas visitam o Caribe a cada ano para mergulhar e fazer snorkel na região dos corais, parte da indústria multi-bilionária do turismo.
(Por Fernanda B Muller, CarbonoBrasil, 26/09/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=15258&iTipo=5&idioma=1