Schwarzenegger impõe limite à emissão de gases do efeito estufa na Califórnia
2006-09-28
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, sancionou em lei uma ampla iniciativa de combate ao aquecimento global, que representa a primeira imposição, nos EUA, de limites à emissão de gases do efeito estufa. Com isso, o governador assume uma posição de liderança numa questão que vem sendo ignorada pelo governo do presidente George W. Bush.
O governador, filiado ao Partido republicano - o mesmo de Bush - referiu-se à luta contra o aquecimento global como uma das questões mais importantes do mundo contemporâneo. "Simplesmente temos de fazer tudo o que pudermos para desacelerar o aquecimento global, antes que seja tarde demais", disse Schwarzenegger, no discurso que precedeu a sanção da lei.
O premier britânico Tony Blair, que fechou um acordo com Schwarzenegger, meses atrás, para o desenvolvimento de tecnologias limpas, participou da cerimônia via videoconferência. Blair referiu-se à sanção da lei como "um dia de orgulho para a liderança política" e "um dia histórico, também para o resto do mundo".
Os esforços da Califórnia para enfrentar a mudança climática estão no centro das atenções desde que Schwarzenegger e a bancada do Partido democrata no legislativo local chegaram a um acordo sobre a lei pelo corte de gases causadores do aquecimento global.
A lei impõe, pelas primeira vez na história dos EUA, um limite às emissões de usinas de eletricidade, refinarias e fábricas, numa tentativa de conter os gases que causam o aquecimento da Terra. Dois anos atrás, um comitê do governo estadual impôs regulamentação pesada sobre as emissões de escapamentos de carros, que está sendo desafiada nas Justiça pela indústria automobilística.
Espera-se que Schwarzenegger também sancione uma segunda lei que terá conseqüências para além das fronteiras do Estado: a norma proíbe corporações e distribuidoras de energia da Califórnia de firmar contratos de longo prazo com fornecedores de eletricidade que não adotem limites de poluição iguais aos que valem para dentro do Estado.
(AP, 27/09/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/set/27/230.htm?RSS