Incêndio florestal na Califórnia já dura semanas
2006-09-28
Caminhões-pipa, escavadeiras e carros de bombeiros protegem as casas próximas a um incêndio florestal que já é um dos maiores e mais duradouros na história da Califórnia. Até agora nenhuma vida ou habitação foi perdida para as chamas, que começaram em 4 de setembro e já consumiram 112 km de mata, a noroeste de Los Angeles. Mais de 3.500 bombeiros participam do combate às chamas, das quais apenas 43% estão contidas.
Seis edifícios desocupados foram destruídos, disse o porta-voz dos bombeiros, Dan Bastion. Chamas impulsionadas pelos ventos cruzaram uma estrada na terça-feira, de acordo com o porta-voz DOP Serviço Florestal, Larry Comeford. "O som era como o de um avião a jato", disse o bombeiro Greg Valencia, referindo-se a uma muralha de fogo que viu passar perto de uma casa, deixando-a intocada.
Helicópteros e aviões que derramam água e retardantes de incêndio atacam as chamas pelo céu. No chão, equipes posicionam equipamentos junto às casas, bem afastadas entre si. Diante de cada casa há pelo menos uma máquina e vários bombeiros removendo a vegetação rasteira e molhando telhados e sacadas. Uma escavadeira abria uma vala diante de uma das moradias.
As novas labaredas vêm como uma surpresa desagradável para os bombeiros, já que o incêndio parecia prestes a ceder, com o enfraquecimento dos ventos de santa Ana, que tinham o potencial de espalhar ainda mais o fogo. O incêndio já queimou 57.952 hectares e causou prejuízos estimados em US$ 41 milhões.
(AP, 27/09/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/set/27/247.htm?RSS