Vazamento tóxico em acidente no Piauí contamina solo
2006-09-27
As duas pistas da BR-316, no quilômetro 270, ao Sul de Teresina (PI), continuam interditadas devido a um acidente no sábado que envolveu três carretas e provocou uma explosão pelo vazamento de tiisocianato de tolueno (TDI) transportado. A Curadoria do Meio Ambiente informou que houve um grave dano ambiental e o material químico tóxico contaminou o solo e os mananciais da região. Devido a periculosidade do material vazado, a população do povoado de Gaturiano, do município de Dom Expedito Lopes, teve que ser evacuada. A perícia técnica está no local para fazer o levantamento real de danos ambientais e solicitar as providências.
O acidente aconteceu no sábado à noite e até hoje a pista está interditada devido ao material tóxico espalhado na rodovia. A colisão entre uma carreta carregada de madeira e o caminhão que transportava o tolueno foi frontal. Houve uma explosão e um incêndio de quatorze horas. Quatro pessoas morreram.
A perícia técnica iniciou hoje a apuração de danos e a extensão da contaminação. Por conta disso, o trânsito foi desviado por dois novos trechos. A Polícia Rodoviária Federal confirmou a gravidade do acidente.
O patrulheiro Francílio Viana, da PRF-PI, disse que tão logo seja feito o levantamento, a polícia vai tentar lavar a pista para desobstruí-la, retirar o material tóxico e retomar o tráfego. "Provavelmente, a pista estará liberada amanhã", informou.
(Estado de Minas, 26/09/2006)
http://www.uai.com.br/uai/noticias/agora/nacional/263458.html