DOF detecta empresários fantasmas que tentavam esquentar madeira ilegal
2006-09-27
A Gerência Executiva do Ibama em Imperatriz do Maranhão constatou quatro tentativas de fraude do Documento de Origem Florestal (DOF), o novo sistema do Ibama de controle do transporte de madeira. Empresários fantasmas preencheram no DOF, na internet, quantidade superior de madeira em estoque no pátio, com o objetivo aparente de “esquentar” madeira ilegal. Três “empresas" estariam localizadas em Açailândia e uma em Imperatriz.
Os técnicos do Ibama suspeitaram dos dados cadastrados porque as supostas empresas não possuíam pastas cadastrais na Superintendência do Ibama no Maranhão, muito menos na gerência estadual. Além disso, dados foram inseridos no DOF em datas e horários consecutivos. Pela averiguação do endereço de IP, verificou-se ainda que os registros foram cadastrados em único computador, fato que reforçou a impressão de procederem de empresas fantasmas.
O Setor de Controle da Gerex bloqueou as empresas no DOF, impossibilitando-as de utilizarem o sistema e, em parceria com a Policia Federal, fez blitz nos supostos endereços das empresas. A PF está investigando os possíveis responsáveis pela tentativa de fraude. “Esta situação mostra a eficiência e segurança do DOF. Com ele, podemos fazer o monitoramento diário das empresas, verificando estoques, ofertas, DOF emitidos e outras informações que possibilitam detectar as incoerências e irregularidades, e assim adotar com rapidez procedimentos como suspensão e autuação de empresas infratoras, o que anteriormente o sistema das ATPF não permitia”, afirmou o gerente do Ibama no Maranhão, Paulo Marinho.
(Ibama, 26/09/2006)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4460