Ibama faz apreensão recorde de 15 mil metros cúbicos de madeira no Pará
2006-09-27
Fiscais e policiais da Operação Kojima permaneceram cerca de uma semana na região conhecida como Terra para a Paz, município de Portel, Pará, para concluir os trabalhos de medição e apreensão dos mais de 15 mil metros cúbicos de madeira em tora de diversas espécies extraídos ilegalmente da foresta aazônica e depositados às margens do rio Tuerê, afluente do rio Anapu. Segundo o Diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, é o maior volume de madeira apreendido em uma operação do Ibama.
Também foram apreendidos um barco a motor tipo rebocador, uma balsa com capacidade para 400 metros cúbicos de madeira, quatro pás carregadeiras, uma camionete Hilux, um complexo gerador de energia, um tanque para 20 mil litros de combustível e mais de 5 mil litros de óleo diesel. Não foram identificados os responsáveis pelo crime ambiental.
Montiel revelou que os agentes de fiscalização fizeram uma varredura da área. “Além dos quatro maiores lotes de toras, existem outros vinte às margens dos rios Tuerê e Anapu, que seriam transportados pelos infratores via região de Breves com destino ao Pólo Industrial de Belém”, acrescenta. O Ibama está articulando a retirada da madeira e dos equipamentos apreendidos na Terra para a Paz e a sua destinação, por meio de ação judicial, para benfeitorias sociais.
A Operação Kojima, cujo nome é uma homenagem ao servidor Júlio Kojima, morto em acidente quando se deslocava para Anapu, é a 87.ª operação em andamento das 90 programadas para este ano pelo Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal e está sendo conduzida pela Diretoria de Proteção Ambiental em conjunto com a Superintendência de Belém e as Gerências de Marabá e de Altamira.
Nas vistorias nas serrarias de Anapu e na Terra para a Paz, até agora, a Operação Kojima apreendeu mais de 20 mil metros cúbicos de madeira, fechou quatro madeireiras e lavrou 20 autos de infração no valor total de R$ 1.463.599,30.
(Por Kézia Macedo, Ibama, 26/09/2006)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4464