Egito nomeia comitê para estudar produção de energia nuclear
2006-09-27
O Governo egípcio quer produzir energia nuclear e para isso aprovou domingo (24/09) a criação de um comité ministerial para estudar a produção de energia nuclear para uso pacífico, informou segunda-feira o jornal oficial "Al-Ahram". Segundo o jornal, a Comissão Suprema de Energia egípcia decidiu formar um grupo de cinco ministros, que se encarregará de especificar os passos técnicos e financeiros necessários para produzir energia atómica com fins pacíficos.
A decisão foi tomada devido à necessidade de buscar, na produção de energias "alternativas não-tradicionais" ao petróleo e ao gás por causa do aumento do consumo energético, acrescentou o jornal. Segundo o ministro de Electricidade e Energia egípcio, Hassan Ahmed Younes, citado pela publicação, "o começo do uso da energia nuclear não cria perigo, já que é seguro e as instalações nucleares podem durar até 60 anos graças ao uso de tecnologia avançada".
O plano de usar a energia nuclear foi proposto na semana passada por Gamal Moubarak, filho do presidente egípcio, Hosni Moubarak, que lembrou que o Egipto é um dos países signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, que lhe permite o uso pacífico desta energia.
(Angola Press, 26/09/2006)
http://www.angolapress-angop.ao/noticia.asp?ID=475434