Rússia e Irã assinam acordo para arranque de central nuclear iraniana
2006-09-27
A Rússia e o Irão assinaram, esta terça-feira, em Moscovo, um acordo que vai permitir colocar em funcionamento a central nuclear iraniana de Bouchehr em Setembro de 2007. Segundo o porta-voz da Agência Federal Russa de Energia Atómica (Rosatom), Sergei Novikov, a «central começará a produzir energia nuclear em Novembro de 2007 devendo o combustível nuclear para a central chegar no máximo seis meses antes do lançamento da central, ou seja, em Março de 2007».
Este acordo surgiu na sequência dos encontros entre o chefe da Rosatom, Sergei Kirienko, e vice-presidente iraniano e dirigente da Organização Iraniana da Energia Atómica, Gholamreza Aghazadeh. Após um encontro com Aghazadeh, o secretário do Conselho russo de Segurança, Igor Ivanov, falou na necessidade de «elaborar acordos respeitantes ao direito do Irão à energia nuclear civil, que levantem ao mesmo tempo as inquietudes da comunidade internacional no que concerne à não-proliferação».
O projecto da central de Bouchehr foi lançado pelo antigo Xá da Pérsia, Mohammad Reza Pahlevi, nos anos 70, tendo a Kraftwerk-Union sido escolhida para construir a central. Contudo, esta filial da Siemens acabou por desistir desta construção em virtude da revolução islâmica no país que levou à destituição de do Xá da Pérsia. A Rússia tem adiado sucessivamente a construção da central, justificando os atrasos pelo facto de ela estar a ser construída nas fundações da fábrica que tinha começado a ser construída em 1979.
Pressionada por Washington, a Rússia concluiu um acordo com Teerão para que o combustível nuclear originário de Moscovo e a ser utilizado em Bouchehr seja reencaminhado par território russo para que este não venha a ser desviado para fins militares.
(Sapo PT, 26/09/2006)
http://tsf.sapo.pt/online/internacional/interior.asp?id_artigo=TSF173846