Centro de Estudos Ambientais participa de reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos
2006-09-27
O Centro de Estudos Ambientais (CEA), organização ecológica não-governamental (ONG) de Rio Grande, participa, amanhã (28/09), da 35 ª reunião da Câmara Técnica de Gestão dos Recursos Hídricos Transfronteiriços (CTGRHT) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), na Sala das Bandeiras, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O destaque da reunião é a avaliação, pela Câmara Técnica, da execução do projeto piloto de Gestão Integrada e Sustentável de Recursos Hídricos Transfronteiriços da Bacia da Lagoa Mirim, conforme Moção CNRH n º 29 de 29 de Outubro de 2004.
A Lagoa Mirim possui uma superfície, no lado brasileiro, de 2.826 km², tendo uma extensão de 180 quilômetros e largura média de 22 quilômetros, e liga a Laguna dos Patos pelo Canal de São Gonçalo. Uma abundante biodiversidade, compreendendo espécies vegetais e da fauna nativas, ameaçadas de extinção, raras e endêmicas, pode ser vista nos ambientes de banhados em torno da lagoa, formadores de um ecossistema transfronteiriço entre Brasil e Uruguai e oprimidos pela atividade agrícola.
Para o CEA, o projeto necessita evoluir no aspecto relativo ao cuidado ambiental de tais banhados, para atingir o mesmo nível que reserva para os aspectos econômicos e atividades exploradoras desses ambientes. Tal projeto, “para obter resultados previstos, necessita da criação e implementação de mecanismos que permitam uma participação direta, na sua gestão, das comunidades atingidas, envolva os colegiados ambientais locais e sirva de alavanca para a implantação e funcionamento dos Comitês de Bacia, hoje ainda inoperantes”, comenta o Antonio Soler, representante do CEA no CNRH. A reunião também tratará da análise jurídica de Resoluções a serem discutidas posteriormente pelo plenário do Conselho e da Criação do Grupo de Trabalho para elaboração do Plano de Trabalho CTGRHT/2007.
(Jornal Agora, 27/09/2006)
http://www.jornalagora.com.br/