Universidade Federal de Viçosa (MG) cria equipamento para racionalizar uso da água
2006-09-26
Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveram um equipamento que poderá auxiliar os produtores rurais, sobretudo os pequenos e médios, a aumentarem a produtividade de suas lavouras.
Batizado de irrigâmetro, o mecanismo funciona como o cérebro do aparelho de irrigação, indicando a dosagem exata de água e o tempo necessário de irrigação. A idéia é lançar o produto no mercado em fevereiro do próximo ano e desenvolver uma linha de crédito específica para os agricultores de menor porte.
“Grande parte dos produtores irrigam suas lavouras sem o menor conhecimento técnico. Quando utilizam pouca água, comprometem sua produtividade. O excesso de água também prejudica a lavoura, além de resultar no desperdício de energia elétrica”, explica o professor do departamento de Engenharia Agrícola da UFV, Rubens Alves de Oliveira.
O irrigâmetro não é constituído por nenhum aparato eletrônico, o que deixa o seu preço em conta: R$ 1.690 – um valor considerado “baixo” quando o assunto em pauta é investimento em maquinário. Além do baixo custo, outra vantagem é a simplicidade de manuseio.
“Tudo é bastante didático. O produtor rural não precisa fazer um cálculo sequer para saber a quantidade e o tempo de água necessários para irrigar. Tudo fica por conta do irrigâmetro”, observa Oliveira.
A universidade irá disponibilizar o equipamento a 36 produtores rurais localizados nas regiões mineiras da Zona da Mata, Triângulo, Alto Paranaíba, Leste e Norte. Neste último caso, serão contemplados os produtores que integram o programa Jaíba.
(Por Frederico Damato, O Tempo - MG, 26/09/2006)
http://www.otempo.com.br/economia/lerMateria/?idMateria=63278