Convênio viabilizará planos de meio ambiente para 18 municípios da Metade Sul do RS
2006-09-25
“As comunidades da região têm motivo para comemorar o Dia da Arvore”. Assim a presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Selmira Fehrembach, prefeita de Turuçu, fez referência ao convênio assinado entre a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a Votorantim Celulose e Papel (VCP) e a Azonasul, no valor de R$ 90mil, que possibilitará o desenvolvimento do projeto de elaboração dos Planos Municipais de Meio Ambiente nos municípios da região. A assinatura do convênio ocorreu no final da tarde de quinta-feira passada (21/09), na sede da entidade em Pelotas.
O representante da Furg, Carlos Tagliane, disse que o trabalho a ser executado está alicerçado no pilar que sustenta a atividade acadêmica, o ensino, a pesquisa e a extensão. “É de suma importância, pois os municípios passarão a licenciar as atividades de baixo impacto”, destacou.
Já para Fausto Camargo, gerente de Meio Ambiente e Poupança Florestal da VCP, a empresa está honrada em participar desse processo: “Trabalho há mais de 20 anos no setor e pude acompanhar a implantação de projetos semelhantes em outras regiões e sei que são de extrema importância para os municípios e a comunidade”.
Execução
Profissionais da Furg e da Azonasul serão responsáveis pelo assessoramento técnico do projeto, que utilizará como mão-de-obra alunos bolsistas de cursos afins da instituição de ensino. O repasse de recursos, oportunizado pela VCP, possibilitará a aquisição de equipamentos modernos para a execução dos trabalhos, deslocamentos, pagamentos de despesas com os estagiários e execução de planos completos em pelo menos 18 municípios da Zona Sul.
(Comunicasul, 22/09/2006)