Papeleira espanhola anuncia: Ence irá relocalizar sua planta no Uruguai
2006-09-22
A empresa espanhola Ence anunciou ontem (21/09) que transferirá a construção de uma fábrica de celulose projetada no oeste do Uruguai para outro local no país, diante de um conflito ambiental com a Argentina, gerado pela construção dessas instalações.
Entretanto o presidente da empresa, Juan Luis Arregui, negou que a mudança da construção tenha relação com a disputa entre os dois países. "Ainda não sabemos o local, mas vamos trasladar a fábrica porque é impossível construir em Fray Bentos duas fábricas como as que estão projetadas", disse Arregui aos jornalistas, depois de se reunir com autoridades do governo uruguaio. "Não se trata de um problema de meio ambiente, mas de impossibilidade material", acrescentou.
A segunda fábrica mencionada por Arregui é a construída pela empresa finlandesa Botnia, também em Fray Bentos, a poucos quilômetros de onde a Ence se instalaria. Na quarta-feira a empresa informou que estava despedindo 40 dos seus 60 trabalhadores administrativos.
"Jamais nos passou pela cabeça sair do Uruguai. As demissões são uma restruturação, e nós, que assumimos a gestão, entendemos que temos outro modo de supervisionar. Não vinculem isso ao conflito ou ao projeto", disse Arregui. O empresário espanhol explicou que a mudança se deve ao fato de o lugar não ser apropriado para as duas fábricas. "A Ence vai continuar no Uruguai, e isso é definitivo", enfatizou.
(Gazeta Mercantil, com informações da Reuters, 22/09/2006)
www.gazetamercantil.com.br/integraNoticia.aspx?Param=14%2c0%2c1%2c217548%2cYTRE