Relatório europeu revela poluição provocada por meios de transporte, agricultura e habitações
2006-09-22
A poluição do ar, dos solos e da água causada por habitações, pela agricultura e pelos mais diversos meios de transporte foi inventariada mpela primeira vez pela Comissão Europeia. O novo relatório, relativo a 2003 e que está disponível na Internet, deverá ajudar a criar políticas mais eficazes.
Até ao momento apenas estavam a ser acompanhadas as emissões poluentes de grandes fontes industriais, como as fábricas e centrais eléctricas. Mas os pequenos focos de poluição, a chamada "poluição difusa", representam "uma proporção importante da poluição global, ultrapassando, em alguns casos, a que provém das grandes instalações industriais", explica a Comissão Europeia em comunicado.
Pela primeira vez foi reunida a informação que estava dispersa por vários inventários relativos à poluição causada por aviões, barcos, instalações de aquecimento doméstico e explorações agrícolas de pequena dimensão. Esta etapa representa um passo em frente na criação do Registo Europeu das Emissões e Transferências de Poluentes (PRTR), que deverá ser publicado pela primeira vez no Outono de 2009, com base em dados de 2007. O PRTR, que vai substituir o actual Registo Europeu de Emissões Poluentes (EPER), lançado em 2004, será gerido conjuntamente pela Comissão Europeia e pela Agência Europeia do Ambiente.
Comissário prevê melhorias na protecção da saúde e do ambiente
O comissário europeu para o Ambiente, Stavros Dimas, acredita que este inventário "vai contribuir para proteger a saúde das pessoas e do ambiente". "Com este inventário teremos uma imagem completa das fontes e das quantidades totais de poluentes. Isto vai-nos permitir desenvolver políticas mais eficazes para combater a poluição", afirmou o responsável.
As fontes difusas contribuem cada vez mais para a poluição total na Europa. O relatório mostra que o transporte rodoviário, o aquecimento doméstico e a agricultura são os sectores com os maiores níveis de emissões. Para a maioria dos 25 poluentes abrangidos pelo inventário, estes sectores produzem mais de 90 por cento das emissões de todas as fontes difusas juntas.
(Publico.PT, 19/09/2006)
http://ecosfera.publico.pt/noticias2005/noticia5606.asp