Haiti e países sul-americanos debatem cooperação na área de biocombustíveis
2006-09-22
Representantes de 10 países da América do Sul e do Haiti estão reunidos em Fortaleza (CE) para participar do Seminário sobre Biocombustíveis no Marco da Comunidade Sul-Americana de Nações. O encontro, que iniciou na quarta-feira (20/09) vai até hoje (22/09), é organizado pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
"A visão brasileira é que o fornecimento de biocombustíveis não é tarefa de um único país, e isso exige uma mobilização", diz o coordenador geral de Agregação de Valor e Renda da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos.
Segundo ele, o objetivo do encontro é estimular o dialogo entre países sul-americanos para a construção de uma estratégia conjunta de produção de novos combustíveis.
Após a abertura do seminário, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, reúne-se com o ministro interino de Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural do Haiti, Jonas Gué, para discutir projetos de cooperação entre os dois países.
"Esse é o inicio da cooperação entre o Brasil e o Haiti. Vamos compartilhar a experiência que temos em microusinas e, sobretudo, a experiência do Programa Nacional do Biodiesel, da inserção da agricultura familiar na produção de novos combustíveis", afirma o chefe da assessoria internacional e de Promoção Comercial do MDA, Laudemir André Muller.
Atualmente, sete usinas de biodiesel operam no Brasil, com capacidade de produzir 91 milhões de litros de biocombustível por ano. Mais de 15 indústrias estão em fase de regularização na Agência Nacional de Petróleo e na Secretaria da Receita Federal, o que totaliza um potencial de produção de mais 366 milhões de litros por ano ano.
Existem, ainda, 15 fábricas em construção, com capacidade de produção de 813 milhões de litros por ano.Segundo o MDA a expectativa é que até dezembro de 2007 o Brasil produza 1 bilhão de litros de biodiesel por ano.
(carbono Brasil, com informações de Clima.org.br, 20/09/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=15172&iTipo=6&idioma=1