O Banco do Brasil vai lançar 67 projetos de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) em Santa Catarina. O lançamento acontece hoje (21/9) no auditório da Epagri em Florianópolis.
O DRS tem a finalidade de inserir comunidades menos favorecidas em um processo produtivo que garanta trabalho e renda, estimulando o surgimento de negócios e aproveitando as potencialidades da região. Em cada município em que o DRS atua, é escolhida uma atividade para desenvolver.
A Epagri vai participar do processo ajudando a apontar os municípios mais necessitados e identificando as cadeias produtivas mais promissoras para alavancar o desenvolvimento das comunidades.
A seleção das regiões onde serão desenvolvidos os planos de DRS e a escolha da atividade produtiva levou em conta critérios como IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), interesse da comunidade local e a possibilidade de integração com outros planos de DRS, otimizando estruturas para o melhor aproveitamento das oportunidades de mercado.
Em Santa Catarina existem cinco planos de DRS em desenvolvimento nos municípios de Monte Castelo, Frei Rogério, Imaruí, Capão Alto e Entre Rios, com previsão para atender 700 famílias e com R$ 2 milhões em recursos disponíveis. Os outros 67 planos deverão ser implantados até o final do ano em todo o estado.
Entre as culturas desenvolvidas no Estado estão produção de mel, reconversão de cultura de fumo, fruticultura, maricultura, bovinocultura de leite e cana-de-açúcar (para a produção de cachaça). Em Capão Alto, onde já existe o DRS do Mel desde 2005, os produtores utilizam os recursos do financiamento na expansão das colméias, aquisição de máquinas centrifugadoras e caixas para o processamento do mel.
Além do DRS rural, será desenvolvido também o urbano, que tem o mesmo princípio: desenvolver regiões pobres através da promoção de atividades economicamente viáveis. A diferença é que a atividade produtiva será desenvolvida no ambiente urbano, garantindo trabalho e renda para comunidades carentes das grandes cidades. Em Santa Catarina, o DRS Urbano será desenvolvido em Florianópolis, Blumenau e Joinville.
(
ClicRBS, 20/09/2006)