Costa sul do Brasil registra recorde de baleias francas
2006-09-21
Pesquisadores do Projeto Baleia Franca, em sobrevôo pela costa sul do país, avistaram neste mês de setembro 194 baleias da espécie - uma das mais ameaçadas de extinção no mundo. O número é o maior já registrado pelo projeto desde o início dos sobrevôos no litoral, há 20 anos.
Em 1987, apenas 20 animais foram avistados. O recorde era de 2002, quando 128 baleias foram catalogadas.
Segundo a coordenadora do projeto, a bióloga Karina Groch, isso mostra o crescimento populacional das baleias francas, que deixaram de ser caçadas.
"Neste ano, vimos muitas baleias adultas, sem os filhotes, o que mostra que elas estão vindo realmente para se reproduzir e ocupar a região costeira do sul."
O dado comprova ainda a estimativa feita pela pesquisadora em tese de doutorado defendida no ano passado: há um crescimento da população de baleias francas de cerca de 14% ao ano.
Groch ressalta, no entanto, que há necessidade de ampliar o trabalho de conscientização. "É preciso intensificar essa preservação, proteger a espécie, para garantir que ela tenha condições adequadas de dar continuidade a isso. O número no hemisfério Sul ainda está longe de ser o original."
A contagem do número de baleias francas é feita nos 400 quilômetros de costa que vão de Florianópolis (SC) a Cidreira (RS). Segundo o censo, a maior parte delas se concentra na praia da Guarda do Embaú (SC).
(Por Thiago Reis, Agência Folha, 20/09/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15221.shtml