WWF alerta para contaminação de alimentos com produtos químicos industriais na Europa
2006-09-21
Consumidores da Europa estão recebendo queijos, peixes e outros alimentos contaminados com produtos químicos industriais, diz relatório do grupo ambientalista WWF, divulgado nesta quinta-feira (21/09). "Os exames encontraram produtos químicos sintéticos potencialmente nocivos em todas as amostras analisadas". O WWF cita, entre os alimentos contaminados, azeite de oliva, carne de gado, queijo, peixe e carne de caça. Entre os contaminantes: pesticidas e, até, material usado em extintores de incêndio.
A ONG diz que o relatório se baseia em testes realizados em alimentos encontrados em supermercados da Grã-Bretanha, Itália, Espanha, Grécia, Suécia, Finlândia e Polônia. O grupo diz que os consumidores "não necessariamente" ficarão doentes ao consumir os produtos, mas expressou preocupações com os efeitos de longo prazo da presença dessas substâncias na comida, principalmente nas gestantes.
"É chocante ver que mesmo uma dieta saudável leva à ingestão diária de tantos contaminantes", disse Sandra Jen, diretora da campanha DetoX do WWF. "Quebrar esta cadeia global de contaminação exigirá um forte compromisso dos políticos da União Européia coma saúde humana e o meio ambiente". O Parlamento europeu deve votar, ainda neste ano, uma lei para reduzir o uso de produtos químicos potencialmente nocivos. No entanto, pressão da indústria diluiu os termos da chamada Lei REACH, o que provocou queixas de ambientalistas.
Relatório do WWF: http://detox.panda.org/contamination
(Estadão, 21/09/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/set/21/27.htm?RSS