Nível do mar está subindo mais rápido do que se pensava, alerta pesquisa
2006-09-21
O aumento do nível global dos oceanos causado pelas mudanças climáticas, ameaçando áreas costeiras ao redor do mundo, está acontecendo mais rápido dos que os cientistas da ONU previam há somente cinco anos, disse ontem o diretor do ‘British Antarctic Survey’, Professor Chris Rapley. As mudanças climáticas estão causando um aumento do nível do mar ao redor do mundo, pois ao aquecer, o volume da água derretida dos pólos expande.
Atualmente, a previsão do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU em seu terceiro relatório publicado em 2001, é que o nível global dos oceanos poderia aumentar entre 9 cm e 88 cm até 2100, dependendo de uma série de fatores, como o controle das emissões de gases do efeito estufa.
Um aumento desta escala traria sérias ameaças como enchentes, tempestades e até mesmo a completa submersão de algumas das áreas baixas mais populosas do mundo, como Bangladesh, o Delta do Nilo e até mesmo Londres.
Mas as novas evidências, provenientes de uma série de trabalhos científicos publicados este ano, indicam que esta taxa pode ser excedida, disse o Professor Rapley, que preside o principal instituto mundial sobre ciência Antártica, apesar de não deixar claro qual seria a nova taxa. O Professor Rapley fez estas declarações durante uma conferência em Brighton (Inglaterra), pressionando para que sejam adotadas políticas mais rígidas em relação às mudanças climáticas.
“Nos últimos 18 meses aprendemos que em algumas áreas seletas, a cobertura de gelo é capaz de mudanças e descargas dinâmicas muito mais rápidas do que pensávamos,” disse ele. Na semana passada, dois estudos norte americanos demonstraram que o derretimento do gelo durante o inverno no Ártico acelerou enormemente nos últimos anos, sendo que seções do tamanho da Turquia estão desaparecendo em apenas 12 meses.
(Carbono Brasil, com informações de The Independent, 20/09/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=15150&iTipo=5&idioma=1