Inpe faz medidas de poluentes veicular na Semana do Trânsito
2006-09-19
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) participa, até o dia 23 deste mês, da Semana do Trânsito, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos (SP), com atividades programadas em vários locais da cidade. Durante a semana, pesquisadores e integrantes do projeto Ar mais Limpo, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Inpe, irão realizar atividades educativas e de conscientização sobre os efeitos à saúde humana da poluição do ar, em especial, a veicular, além de promover medidas de poluentes no centro da cidade.
A participação do Inpe na Semana de Trânsito teve início neste domingo (17/9), na abertura do evento, no estacionamento do Shopping Vale Sul. Motoristas poderão realizar, no estande da instituição, testes a partir da medição dos poluentes emitidos pelo escapamento dos veículos. Estas medições, além do caráter educativo e ambiental, ajudam a elaborar diagnósticos sobre o motor do veículo. O diagnóstico, produzido a partir dos poluentes emitidos pelo veículo, poderá ajudar o motorista a economizar combustível e também gastos de manutenção.
Ontem (18/9), o grupo do Inpe estará na blitz do Anel Viário, junto com funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito, divulgando dados e informações sobre a qualidade do ar, e a importância de um monitoramento mais completo e amplo para a cidade de São José.
Por fim, durante os três últimos dias da Semana do Trânsito, a partir do dia 21, um trailer do Inpe estará no centro da cidade, na praça Afonso Pena, para medições de poluentes no ar e também para demonstrações ao público de como funcionam os aparelhos de medição de poluição atmosférica. Os equipamentos do Inpe irão medir monóxido de carbono, ozônio, material particulado, entre outros poluentes, cuja fonte emissora costuma ser 70% veicular. A curta campanha englobará o "Dia sem Carro", no centro da cidade, promovido pela Secretaria Municipal de Trânsito, no dia 22.
(Ministério da Ciência e Tecnologia, 18/09/2006)
http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/41406.html