Encontro nacional discute biossegurança
2006-09-19
Iniciado neste domingo (17/9), o 3º Encontro Nacional de Comissões Nacionais de Biossegurança (CIBIo) discute a Nova lei de Biossegurança e o fortalecimento das CIBios até a próxima amanhã (20/9), em Florianóplis (SC). As CIBios são comissões necessárias a toda entidade que utiliza técnicas e métodos de engenharia genética e são co-reponsáveis pelo monitoramento e vigilância dos trabalhos que envolvam organismos geneticamente modificados (OGM).
Na pauta do encontro é discutido a posição brasileira sobre o Protocolo de Cartagena, o papel das comissões de ética na pesquisa com animais geneticamente modificados, manuseio seguro de OGMs e, ainda, sobre instalações e funcionamentos da CIBios. O uso do sistema de processos e acompanhamento da CTNBio e o Sistema de Informatização em Biossegurança (SIB), bem como as revisões das Resoluções Normativas da CTNBio também fazem parte do debate.
Hoje (19/9) acontecerá uma reunião entre os membros das CIBios e da CTNBio, com o intuito de aprofundar as relações entre os membros das Comissões, e na manhã da quarta-feira, a plenária final das CIBios.
O encontro acontece na Universidade Federal de Santa Catarina.
(Ministério da Ciência e Tecnologia, 18/09/2006)
http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/41422.html