Descobertas pelo menos 52 novas espécies no mar da Indonésia
2006-09-19
Cientistas que vasculhavam a fauna sob o mar da província de Papua, na Indonésia, informam ter descoberto dezenas de novas espécies, incluindo um tubarão que caminha sobre as nadadeiras e um camarão parecido com um louva-a-deus. A equipe, ligada à ONG americana Conservação Internacional (CI) também alerta que a área onde ocorreram as descobertas - conhecida como Bird´s Head Seascape, ou "Paisagem Marinha Cabeça de Pássaro", está ameaçada por pescadores que usam dinamite e veneno para capturar suas presas.
"É uma das paisagens terrestres e marinhas mais belas do planeta", disse Mark Erdmann, um conselheiro da ONG, que liderou duas avaliações da área neste ano. Erdmann e sua equipe alegam ter descoberto 52 novas espécies, incluindo 24 novos peixes, 20 novos corais e oito novos camarões. O grupo diz que revistas científicas já aceitaram artigos descrevendo duas das novas espécies, e textos sobre as demais estão sendo produzidos.
A principal cientista do Museu de Tropical Queensland, na Austrália, Carden Wallace, disse não estar surpresa com as descobertas, "principalmente porque se trata de um local remoto, que não é muito visitado por cientistas". Erdmann diz que as descobertas vêm aumentar a já razoável reputação da área, de 180.000 km2, no extremo noroeste da província de Papua.
Apelidada de Triângulo de Coral da Ásia, a região é lar de mais de 1.200 espécies de peixe e cerca de 600 espécies de corais que constroem recifes, ou 75% do total conhecido no mundo. Mas a biodiversidade local é ameaçada pela pesca de subsistência, que se vale de explosivos e venenos, e pelo plano do governo de introduzir pesca comercial ao longo da costa. A Conservação Internacional pede que o governo indonésio estabeleça parques marinhos na região.
(AP, 18/09/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/set/18/152.htm?RSS