O México precisa construir uma nova usina de energia nuclear nos próximos anos, disse nesta segunda-feira (18/09) o ministro de Energia, Fernando Canales, que está prestes a deixar o cargo. Canales informou que, nos próximos dias, vai se reunir com o presidente eleito, o conservador Felipe Calderón, para propor a seu governo, que tomará posse em 1o de dezembro, que construa uma planta com capacidade de 1.500 megawatts por hora.
Canales afirmou a repórteres que a unidade teria dois reatores e exigiria um investimento de aproximadamente 3 bilhões de dólares. Atualmente, o México possui uma usina de energia nuclear, que iniciou operações em 1990 e produz 1.365 megawatts por hora. A planta em Laguna Verde, no Estado de Veracruz, tem sido foco de protestos de ambientalistas, que a consideram uma ameaça à saúde pública.
A unidade responde por cerca de 5 por cento das necessidades energéticas do México. Calderón, ex-secretário de Energia do atual presidente Vicente Fox, tem dito que buscará a auto-suficiência do México na produção de gás natural, mas não tem se pronunciado sobre energia nuclear.
(Por Gunther Hamm,
Reuters , 18/09/2006)