Britânicos desenham "armas ecológicas"
2006-09-19
A fabricante britânica de armamento BAE Systems está desenhando armas "que respeitam o meio ambiente", entre elas balas "com carga reduzida de chumbo", granadas "com pouca fumaça" e foguetes com menos produtos tóxicos, informou o jornal britânico The Sunday Times. Outras iniciativas "ecológicas" são o desenvolvimento de veículos blindados que emitem menos carbono, a fabricação de artilharia mais segura e "sustentável" e a reciclagem de explosivos usados.
"As armas serão empregadas e, quando isto correr, tentaremos torná-las mais seguras para o usuário, limitando os danos colaterais e causando o menor dano possível ao meio ambiente", declarou ao jornal Debbie Allen, encarregado da responsabilidade social da BAE Systems.
Symon Hill, da campanha "Contra o Comércio de Armas", qualificou a iniciativa de "risível". "A BAE Systems tenta criar uma imagem ética, mas está fabricando armas para matar gente e é ridículo sugerir que elas respeitam o meio ambiente", declarou Hill ao jornal. A política da BAE Sytems é aprovada pelo ministério britânico da Defesa, que sustenta que o conceito de "munições verdes" não é contraditório.
(France Presse, 18/09/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=26858