Caça ilegal pode extinguir elefante asiático na China
2006-09-19
O elefante asiático, uma espécie que corre sério risco de extinção, desaparecerá da China em poucos anos se sua caça ilegal não for controlada, disseram zoólogos chineses citados no domingo (17/09) pelo portal "Chinanews".
Os menos de 150 exemplares chineses do paquiderme estão distribuídos nos distritos de Xishuangbannan, Lingcang e Simão, todos na província sulina de Yunnan. De acordo com os especialistas, o homem continua sendo o maior "inimigo" do elefante asiático, pois além de protagonizar casos de caça ilegal, na busca de seu marfim e pêlo, reduziu seu habitat natural a 5% do original.
Um recente relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) alertou que os conflitos entre humanos e paquidermes se traduziram em um preocupante número: restaram apenas entre 30 mil e 50 mil exemplares em liberdade, a maioria na Índia.
Por sua parte, o Fundo Mundial da Natureza (WWF) advertiu sobre outro risco para a sobrevivência da espécie: a constante demanda de elefantes para zoológicos, circos e outros locais de criação em cativeiro. Em Xishuangbanna, existe uma "escola" para elefantes, onde os animais aprendem truques acrobacias para serem encaminhados a circos ou reservas.
(EFE, 18/09/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=26852