Chumbo provoca intoxicação em 250 crianças na China
2006-09-15
Pelo menos 250 crianças foram hospitalizadas por terem sido intoxicadas pela fundição de chumbo de uma usina demolida há poucos dias na província chinesa de Gansu, informa nesta sexta-feira (15/09) o jornal China Daily. As crianças são moradoras dos povoados de Xinsi e Mouba, onde na semana passada centenas de pessoas disseram que haviam sido envenenadas depois da demolição da fábrica, que não cumpria os requisitos ambientais.
Quatro das crianças internadas apresentam níveis de chumbo superiores a 45 microgramas por decilitro, quantidade considerada muito perigosa. Um dos casos chega a 61 microgramas. Há risco de seqüelas irreversíveis. Até o momento, 877 pessoas das duas localidades mostraram excesso de chumbo no sangue devido às emissões na atmosfera e aos despejos no rio. A usina, privatizada em 1996, produzia 5 mil toneladas de chumbo por ano.
Uma área de 400 metros ao redor da fundição está gravemente contaminada, disse Bao Fuzhen, diretor do departamento de saúde provincial, à agência estatal de notícias Xinhua. A imprensa independente denunciou que os moradores há cinco anos protestam contra a poluição, mas os hospitais disseram várias vezes que seus níveis de chumbo eram normais. Este ano, um grupo decidiu viajar a Xian para análises independentes e verificou os elevados níveis de chumbo no Sangue de moradores, o que levou o governo a intervir.
Níveis de chumbo acima de 10 microgramas por decilitro de sangue podem causar nas crianças graves problemas de desenvolvimento e saúde durante toda a vida, com seqüelas permanentes no sistema nervoso.
(EFE, 15/09/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/set/15/12.htm?RSS