Investir no tratamento e na reutilização da água é essencial para o combate à seca, segundo especialistas
2006-09-15
Investir no tratamento e na reutilização da água é essencial para o combate à seca, disseram alguns dos maiores especialistas em água do mundo, em um congresso na capital chinesa sobre recursos hídricos, alertando para as incertezas provocadas pelo aquecimento global.
"Não somos políticos, não vendemos soluções, mas sim conhecimento", disse o presidente da Associação Internacional da Água (IWA, em inglês), Laszlo Somlyody, após pedir que os governos apostem na reutilização e façam uso dos grandes avanços científicos.
Na opinião de Somlyody, "concentrar-se na reutilização e controlar o desperdício" é o primeiro passo quando se quer controlar os recursos hídricos e tomar decisões sobre eles, afirmou o presidente da associação, na conclusão do 5º Congresso e Exposição Mundial de Água, organizado pela IWA.
"Fazer estudos sobre o impacto ambiental, prever os problemas a longo prazo e consultar as pessoas" seriam os passos seguintes, antes da realização de "grandes projetos" de engenharia, como a faraônica transposição sul-norte projetada pela China.
Nesta quinta-feira, a agência Xinhua informou que a transposição fará com que mais de 200 mil pessoas sejam realocadas na província central chinesa de Henan. Durante quatro dias, mais de 3 mil pesquisadores, operadores, fabricantes, gerentes e fornecedores hídricos trocaram em Pequim experiências na luta contra a escassez de água e a poluição.
(EFE, 14/09/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/set/14/356.htm