Programação ambiental da Sema vai comemorar Semana Estadual da Árvore
2006-09-15
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) lança, neste ano, a Semana Estadual da Árvore com uma programação que transcorrerá de 18 a 23 de setembro.
"Em 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore, mas não bastava apenas um dia para projetarmos a necessidade de conscientização da interdependência de todas as formas de vida, tendo a vegetação uma função decisiva na definição da qualidade ambiental que interfere diretamente na qualidade de vida", afirma o secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda. Ele acrescenta que uma das ações prioritárias da secretaria é o Programa de Restauração de Mata Ciliar que, junto com diferentes entidades, vem promovendo a recuperação da vegetação ao longo de cursos d’água. "Essas formações ciliares são fundamentais no controle da quantidade e do volume das nossas águas, pois ajudam a evitar a erosão que, por sua vez, causa assoreamento nos leitos de rios e canais, além de todos os benefícios que geram para a manutenção do equilíbrio ecológico existente junto aos corpos hídricos", destaca Dilda.
O evento de abertura da Semana será no município de Iraí, dia 18 (segunda-feira), às 14h30min, na Biblioteca Pública Municipal, com o lançamento regional da 4ª etapa da Campanha Árvores Nobres, em parceria com a RGE - Rio Grande Energia. A proposta é disseminar a valorização de árvores nativas com a distribuição de 40 mil mudas das espécies angico-vermelho, cerejeira, guabiju, uvaia e ipê-amarelo. No dia 19 (terça-feira), haverá outro lançamento regional da campanha em Giruá, às 10 horas, no Hotel Colinas.
No dia 21 (quinta-feira) – Dia da Árvore – a Sema e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) realizarão solenidade que simbolizará o início de plantios acertados entre os dois órgãos para a recuperação de matas ciliares em áreas de produtores avícolas. O ato acontecerá às 10 horas, em Garibaldi, na propriedade de um associado da ASGAV.
No dia 22 (sexta-feira), a Sema lançará internamente o Programa Meu Papel, às 10 horas, no auditório do prédio, mobilizando os funcionários da secretaria e de suas vinculadas – Fepam e FZB, a reutilizarem todas as folhas de papel em forma de blocos. Ainda nesta data, a partir das 14h, a Sema participará do V Encontro Ambiental "União e o Delta do Jacuí", promovido pelo Grêmio Náutico União, na Ilha do Pavão. O evento contará com palestras de técnicos da Sema e abordará, entre outros temas, as funções do Parque e da APA Estaduais Delta do Jacuí.
A abertura da II Mostra Fotográfica Parque de Itapuã, com dia de campo, será a atividade do dia 23 (sábado), a partir das 11 horas, no Centro de Visitantes do Parque, em Viamão. A realização é do Projeto Contato, em parceria com a Sema. Também no dia 23, no Horto Florestal do Litoral Norte, em Tramandaí, será realizado o Curso de Capacitação em Educação Ambiental – Palestras e Trilha Interpretativa, entre 10h e 17 horas. O curso foi solicitado pela Faculdade Cenecista de Osório e o público é professores das séries finais dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante, além de funcionários de escolas. Técnicos da Sema serão os ministrantes, falando sobre educação ambiental, unidades de conservação, licenciamento e fiscalização florestal.
A programação completa da Semana da Árvore pode ser conferida em www.sema.rs.gov.br ou pelo fone (51) 3288.8164.
(Por Jussara Pelissoli, Sema, 14/09/2006)