Pesquisadores do bambu se reúnem em Brasília
2006-09-14
O Programa Nacional de Florestas promove a partir desta quarta-feira (13/9), em Brasília, o Seminário Nacional para a Estruturação da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Bambu. O evento segue até sexta-feira (15/9), no Hotel San Marco, e discutirá as bases para a proposta da rede a partir do conhecimento e das experiências dos trabalhos em bambu no Brasil.
Segundo o diretor do Programa Nacional de Florestas Joberto Freitas não há políticas públicas para o bambu no Brasil. "O seminário vem suprir essa lacuna na medida que serão disponibilizadas informações para a estruturação das pesquisas e o desenvolvimento sustentável da planta", disse.
Pesquisadores e interessados de todo o país debaterão, em mesas redondas, temas como: planta, biodiversidade e ecologia; aplicações; rede bambu; construção civil e madeira ecológica; políticas públicas e inclusão social.
Durante o encontro será anunciada a criação do Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais da UnB, que estudará, formas alternativas de geração de renda para populações pobres, o incentivo à produção e o uso sustentável das espécies nativas de bambu no Brasil.
Durante o encontro, será lançado o VIII Congresso Mundial de Bambu que acontecerá em maio do próximo ano, no Rio de Janeiro. A experiência facilitará a inclusão do Brasil na Rede Internacional do Bambu.
A utilização do bambu é diversa. Além de alimento humano e animal, é aplicado como agroenergético, contenção do solo, fixação de CO2, tratamento sanitário, matéria-prima para atividades industriais (celulose, papel, substitutivos para madeira, movelaria, construção civil, artesanato).
(Por Aida Feitosa, Ministério do Meio Ambiente, 13/09/2006)
http://www.mma.gov.br/ascom/ultimas/index.cfm?id=2799