Liberada observação de baleias francas em SC
2006-09-14
A temporada de observação de baleias-francas em Santa Catarina foi oficialmente aberta nesta terça (12/9), em solenidade realizada na Assembléia Legislativa, na Capital. Durante o evento, feito em parceria com o Instituto Baleia Franca (IBF) e a Prefeitura de Imbituba, foram destacados aspectos como a importância do turismo de observação de baleias para o Estado e, principalmente, a necessidade de preservação desses animais. Nesta época do ano, as baleias-francas deixam os mares frios da Antártida, percorrendo mais de 3 mil quilômetros, e chegam ao Brasil para amamentar seus filhotes recém-nascidos.
Para o presidente do IBF, Eduardo Peixoto, o evento foi uma oportunidade de chamar a atenção para a chegada destes animais. "Queremos mobilizar a sociedade em geral: turistas, pesquisadores, moradores locais e, até mesmo, empresas que tenham interesse em apoiar projetos de pesquisa e de educação ambiental", aponta. Outro ponto considerado crucial é estimular iniciativas que unam a preservação e a exploração do potencial do turismo ecológico. "Há pequenas cidades em vários países, como Taudossac, no Canadá, que se sustentam apenas com o turismo de observação de baleias", completa Peixoto.
O litoral catarinense é considerado uma das áreas mais importantes do Planeta para a reprodução de baleias-francas, chegando a receber anualmente cerca de cem mamíferos.
(A Notícia, 13/09/2006)
http://portal.an.uol.com.br/2006/set/13/0ger.jsp