Ed: Bem vindo ao site do Conpet! Eu sou Ed, o robô. Vim de outro planeta com a missão de ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?
É assim que começa um simpático chat com Ed, o robô com inteligência artificial que a Petrobras colocou dentro do site do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e Gás Natural (Conpet).
Para bater um papo, em linguagem acessível, sobre energias renováveis, dicas de economia de energia ou qualquer outro dos 30 mil temas que Ed têm cadastrado em sua base de informações, acesse
Conpet.
O robô é uma parceria entre a Petrobras e a Insite, uma empresa focada em soluções para a Internet. O desenvolvimento dele foi realizado por uma equipe multidisciplinar formada por especialistas em diversas áreas como Inteligência Artificial, Computação Gráfica, Lingüística, além de um grupo de escritores, profissionais da área de petróleo, gás natural e energia e até uma psicóloga. O projeto entrou no ar em outubro de 2004 na seção
Kids , voltada à educação ambiental ,do site do Conpet.
Segundo Luís Henrique Valdetaro, gerente de imprensa da Petrobras, Ed responde cerca de 2,8 milhões perguntas por mês. Em média, três mil pessoas conversam com Ed diariamente.
O robô virtual tem a capacidade de dialogar com mais de cem pessoas simultaneamente e responde cada pergunta em menos de um segundo. “Ed é um sucesso na internet. Já foram criadas comunidades no Orkut e muitas pessoas comentam sobre ele em seus blogs pessoais. Essa divulgação gera mais acessos ao Portal do Conpet e estimula nos jovens a preocupação com os recursos naturais do planeta”, afirma.
O boom de Ed na web chegou a trazer alguns problemas para a Petrobras. “Muitos usuários gostavam de conversar sobre outros assuntos que não estavam previamente programados, como filosofia e relacionamentos interpessoais”, comenta Valdetaro. Para solucionar a questão foi criado um recurso que leva o usuário de volta aos temas que o Ed conhece, através da associação de palavras durante o diálogo.
Hoje, o robô figura entre os carros-chefes da educação ambiental da empresa. “O robô é utilizado por milhares de jovens e educadores, no Brasil e no mundo, com destaque para Portugal e países africanos”, relata o gerente de imprensa.
(Por Ana Luiza, 03/09/2006)