Líbano prepara ação contra Israel por vazamento de petróleo
2006-09-12
O Líbano está preparando uma ação legal contra Israel em razão de um vazamento de petróleo causado pelo bombardeio de uma estação de energia o qual poluiu grandes áreas da costa libanesa em julho deste ano, informou ontem (11/09) o ministro libanês do Meio Ambiente, Yacoub Sarraf.
Sarraf disse que seu governo vai buscar o reparo de danos na Corte Internacional de Justiça (ICJ). De acordo com ele "um ataque intencional, com a certeza de que seria um ataque, certamente criaria danos ambientais que se propagariam em longo prazo, configurando-se um dano ambiental como crime de guerra".
As forças militares de Israel bombardearam a estação de petróleo de Jiyeh, ao sul do Líbano, durante 34 dias a partir de meados de julho último, numa ofensiva contra militantes do Hezbollah, fazendo liberarem-se milhars de toneladas de combustíveis no Mar Mediterrâneo. "O bombardeio causou uma sérei de danos de longo prazo, pois camadas de petróleo atingiram o leito do mar u ficaram boiando na superfície ", afirmou Sarraf em entrevista à imprensa do Golfo Pérsico.
De acordo com o ministro, "há quarto ou cinco sítios sob as camadas os quais, se não tratados, irão contaminar a costa marítima por anos". "O vazamento de petróleo afetou o ecossistema do Mediterrâneo, especialmente porque as águas libanesas serviam de passagem para peixes migratórios, especialmente o atum", finalizou.
(Gulf Times, 12/09/2006)