Energias alternativas e inovação tecnológica são destaques em acordos entre Brasil e Índia
2006-09-13
Comemorando a visita do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, foram assinados nesta terça-feira (12/09) vários acordos entre Brasil e Índia. Na solenidade, realizada no Palácio da Alvorada, foram concretizadas parcerias nas áreas de agricultura, educação, cultura, turismo, além de energia e desenvolvimento social.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou o potencial de cooperação entre os dois países nas área de ciência e tecnologia e destacou a inovação tecnológica do parceiro: “a Índia é reconhecidamente uma das potências mundiais em matéria de inovação tecnológica. Estou convencido de que ao nos associarmos nesta área, aumentaremos muito nossa capacidade de desenvolver tecnologias de ponta, gerando benefícios concretos para nossas populações e setores produtivos”.
Lula também falou sobre a possibilidade de projetos em comum na área de energias alternativas, na criação de um fórum mundial sobre biocombustíveis e na troca de experiências na tecnologia do etanol. “Estamos empenhados em promover uma estreita associação, sobretudo no setor de combustíveis, e em particular, o etanol. O Brasil está disposto a compartilhar sua experiência na área e desenvolver parcerias industriais e tecnológicas com a Índia”, concretizou.
O ministro da ciência e tecnologia, Sergio Rezende, assinou um acordo de cooperação científica e tecnológica que visa a troca de experiência e o intercâmbio de pesquisadores nas área de ciências naturais e humanas. Esta é a primeira visita bilateral ao Brasil de um chefe de Governo da Índia em 38 anos. A última visita oficial de um representante daquele país ao Brasil foi a da primeira-ministra Indira Gandhi, em 1968. Os negócios entre as duas nações têm crescido de maneira considerável nos últimos anos. Entre os anos 2000 e 2005, o montante negociado entre os dois países cresceu de U$ 400 milhões para U$ 2.300 bilhões.
Hoje (13/09), Sergio Rezende participa da 1ª Reunião de Cúpula do Fórum de Diálogo Trilateral Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), que contará com as presenças dos líderes dos três países. Criado em junho de 2003, o Ibas reúne as três maiores economias do mundo em desenvolvimento nos três continentes, no esforço de realizar uma intensa "Cooperação Sul-Sul". A primeira reunião do grupo foi realizada em outubro de 2004, em Nova Délhi, na Índia, onde foram definidas as áreas de cooperação e o reconhecimento da importância da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento desses países.
(Envolverde, 12/09/2006)
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=22392&edt=34