Novo sistema vai monitorar mensalmente o desmatamento na Amazônia
2006-09-13
A floresta amazônica ganhou um novo sistema para monitorar o desmatamento. O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lançou nesta segunda (11/9) o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), que tem a função de monitorar toda a área da floresta. As informações serão obtidas mês a mês, a partir de imagens via satélite, e poderão ser acessadas pela internet.
De acordo com o criador do SAD e pesquisador do instituto, Adalberto Veríssimo, o Imazon vai disponibilizar um boletim ao final de cada mês, com a taxa de desmatamento no período, as causas e os locais. “É o produto do trabalho de monitoramento que vai ser feito diariamente”, disse.
O primeiro documento desse novo sistema também foi divulgado ontem pelo instituto. Contém oito páginas com informações relacionadas ao desmatamento no Mato Grosso. De acordo com Veríssimo, o estado foi escolhido por ter metade de sua área coberta pela floresta amazônica e, ao mesmo tempo, por ser o campeão em desmatamento.
“O sistema vai ser estendido. Mas para fazer esses mapas, o processo será em etapas, mesmo porque não há apoio financeiro. O nível de detalhamento que pretendemos aplicar só é possível, no momento, no estado do Mato Grosso. A previsão é de que, no ano que vem, esteja no Pará e no Amazonas”, diz o pesquisador, que informa: Mato Grosso e Pará são responsáveis pela derrubada de 80% da floresta.
O SAD é o primeiro sistema independente no país e, segundo Veríssimo, vai ajudar a complementar o trabalho do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que possui dois sistemas: um de monitoramento anual e outro trimestral, com a captura de desmatamento acima de 20 hectares. Com o SAD, a captura é mensal e acima de cinco hectares.
Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a criação do novo sistema favorece a tomada de decisões. “Ajuda na transparência, no controle da sociedade e, principalmente, na implementação de políticas”.
(Por Monique Maia, Agência Brasil, 12/09/2006)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/09/12/materia.2006-09-12.6368057968