Amazoníada discute a partir de hoje efeitos do clima na região
2006-09-13
Desde ontem (12/9), no auditório da Federação de Agricultura do Pará (Faepa), pesquisadores, cientistas, intelectuais, jornalistas e ambientalistas estão em Belém discutindo, entre outros assuntos, as variações climáticas na Amazônia Legal. É o 4º “Amazoníada, em Defesa da Amazônia”, reunião que pauta suas discussões em torno das questões da Sociosfera na Amazônia. Esta edição do Amazoníada, que vai até quinta-feira, tem como objetivo aprofundar a discussão sobre os estudos dos climas no passado próximo e remoto e sobre a análise do efeito do clima sobre a vegetação, a biodiversidade e a população da região.
Ao todo, serão mais de 20 conferencistas em dois dias de programação. O Amazoniada é um dos projetos da ONG Conferência Internacional Israelita de Sociosfera na Amazônia (Cisa), que tem como presidente a arquiteta e ambientalista Oro Serruya. Ela explica que os cientistas reunidos no 4º Amazoníada estarão em busca de respostas para os fenômenos ambientais dos últimos anos. O resultado do evento será mostrado em forma de propostas na reunião da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) que acontecerá em Belém, em 2007.
Para Oro Serruya, o Amazoníada é um espaço democrático onde profissionais, independente de seus vértices científicos, somam conhecimento para subsidiar as atividades práticas do Cisa e para a comparação com as políticas públicas aplicadas na região.
(O Liberal – PA, 12/09/2006)
www.oliberal.com.br