Ministro diz que energia nuclear deve ganhar espaço na matriz energética brasileira
2006-09-12
O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse ontem (11/9) que a retomada da geração de energia nuclear deve ganhar espaço na matriz energética do país com o esgotamento das outras fontes de energia, como as usinas hidrelétricas. O ministro afirmou que a energia nuclear é uma fonte possível até o ano de 2030.
De acordo com o ministro, que participou, no Rio de Janeiro, da abertura da Rio Oil & Gás, a maior feira do setor de óleo e gás da América Latina, a aceleração do processo vai depender da posição dos órgãos ambientais nos licenciamentos.
“Poderá ser acelerado ou não de acordo com o trato que tenhamos com os órgãos ambientais. Nós estamos avançando e vamos avançar, sim, mas será tão mais rápido quanto mais difícil for uma outra alternativa. O Brasil é que não pode parar por conta de energia”, disse.
Ele destacou que a usina nuclear de Angra 3, em Angra dos Reis, no sul fluminense, poderá participar dos leilões de energia, implementados pelo ministério, caso os preços oferecidos sejam interessantes à matriz energética do país.
“Angra é uma oportunidade que está aí e no momento que o preço for adequado ela poderá entrar em um próximo leilão. Quem vai definir se Angra 3 vai a um leilão é o preço”, explicou.
(Por Thais Leitão, Agência Brasil, 11/09/2006)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/09/11/materia.2006-09-11.8951870488